O que é menstruação irregular?

Uma menstruação irregular é aquela em que foge o padrão regular de intervalo de dias entre uma menstruação e outra. A média é de 28 dias, podendo chegar até a 40, mas tem que vir sempre com intervalos fixos de dias. Quando uma menstruação vem com intervalos inferiores a 21 dias, vem em um mês, não vem no outro, atrasa mais de 10 dias em um mês, no outro adianta e isso se torna uma constante, aí temos um ciclo irregular. Atrasar 1, 2, 5 dias é perfeitamente normal, até atrasos com mais de 10 dias, dependendo da situação (leia abaixo os motivos), podem acontecer, mas mais do que isso, e ai vem um mês, depois não vem, há algum problema.
Já expliquei em outro texto, o Porque a menstruação atrasa, as causas físicas e emocionais que podem fazer com que o ciclo menstrual não siga a ordem correta, que é em média de 28 dias. Quem manda no aparelho reprodutor é o cérebro, é ele que através das glândulas hipófise e o hipotálamo, libera os estímulos para que outros hormônios sejam liberados e assim segue, fechando sempre um ciclo perfeito, o ciclo menstrual.
Mas nos dias de hoje, cada vez mais mulheres reclamam de seu ciclo menstrual, que ora adianta, ora atrasa, ora nem vem. E quais são os motivos para que isso aconteça? Antes de você ficar arrancando os cabelos, desesperada, achando que está grávida, saiba, a maioria dos atrasos hoje em dia se devem mais a fatores emocionais e hormonais do que uma gestação. Lembrando que os motivos abaixo apresentados são para que você se lembre se você fez algo que esteja fazendo algo de errado que possa prejudicar, mas é muito importante que você faça exames econsulte sempre um ginecologista.

Vamos ver os motivos:
Estresse e Problemas emocionais – Aquele problema que te pegou de jeito, que você ficou estressada, ansiosa, traumatizada, perda de um amor, luto por um ente querido,essas situações extremamente estressantes mexem demais com nosso cérebro, liberando adrenalina, que altera significativamente o envio de estímulos do cérebro para os ovários (que são os responsáveis pela progesterona e estrogênio que regulam todo o ciclo menstrual). Ou seja, qualquer problema psíquico pode alterar o ciclo. Se você é uma mulher nervosa, que vive à flor da pele ou que passa por problemas de ordem emocional há muito tempo, seria bom procurar seu ginecologista, explicar a situação e ver se é necessário, além de medicamentos, ajuda de psicoterapia.
Cafeína – Quem diria que se você tomar muito refrigerante a base de cola (coca-cola, pepsi,e tc), você pode diminuir o intervalo entre as menstruações. Ai, em um mês que você toma menos, atrasa. Isso também vale para mulheres que tomam muito café, ou que usam algum medicamento ou alimentação que contenham cafeína. Veja se você se enquadra nesse quadro de exagero de consumo de cafeína, pois afeta seu metabolismo e assim, sua menstruação.
Ganho ou perda excessivo de peso/ Má alimentação – Perder ou ganhar muito peso mexe com o metabolismo do corpo; no excesso, a produção de insulina pode prejudicar o funcionamento hormonal e na perda excessiva de peso, os ovários não liberem óvulos, como que num extinto de preservação corporal. Mulheres obesas também sofrem mais com ovários policísticos, que prejudicam a fertilidade. Dietas exageradas com falta de nutrientes ou mulheres que comem mal e se alimentam muito de carboidratos também podem desregular toda a menstruação. O certo sempre é uma dieta balanceada.
Uso de álcool, cigarro, nicotina, tabaco, drogas – todas essas drogas mexem com os estímulos cerebrais. Conseqüentemente, desregulam todo o organismo e por conseguinte, mexem com o ciclo menstrual.
Medicamentos/Quimioterapia – Medicamentos podem alterar o ciclo menstrual. Leia sempre a bula de todo medicamento e se informe com o seu médico se o uso pode desregular sua menstruação.
Exercícios em excesso/trabalho braçal em excesso – Pessoas que exageram em exercícios e se viciam em Endorfinas, devem saber que a endorfina em excesso inibe a hipófise, que é a glândula que libera estímulos para os ovários liberarem a progesterona e o estrogênio, responsáveis pelo ciclo menstrual. Sem eles, não existe menstruação ou pode vir assim que houver uma brecha da hipófise. Por isso muitas mulheres que são praticantes exageradas, menstruação a cada 3 meses e correm mais risco de ficarem inférteis. Como sempre o exagero pune seu corpo.
Desequilíbrio hormonal por causa da Perimenopausa – Antes da mulher chegar a menopausa (última menstruação) podem ocorrer falhas hormonais que deixam a menstruação espaçada. SE você estiver com mais de 45 anos e isso acontecer, pode ser que você esteja na fase pré-menopausa. Consulte um ginecologista.

Síndrome de ovários policísticos ou predomínio do estrogênio – Os ovários são os responsáveis pela produção da progesterona, testosterona, estrogênio. Quando um óvulo é liberado, ele começa a produzir progesterona, preparando-se para uma gravidez; se o óvulo fica retido, começa a ter excesso de estrogênio dentro dos folículos que envolvem os óvulos. Por causas não explicadas ainda, os ovários que apresentam esse “defeito” não conseguem liberar os óvulos e ai existe um excesso de estrogênio. Por isso os óvulos ficam lá, presos e a mulher pode ficar meses sem menstruar. Toda vez que a menstruação falhar mais de uma vez e atrasar por mais de 2 meses, você deverá procurar um ginecologista e fazer exames de taxas hormonais e ultrassom de útero e ovários para ver se existe a possibilidade de SOP.
Parto – quando a mulher tem um filho, existe ainda um excesso hormonal que precisa ser diminuído e ai, depende do organismo de cada uma. Ao amamentar, os hormônios sexuais femininos são diminuídos, para a formação da prolactina, (hormônio que produz o leite na mulher), fazendo com que ela não menstrue. Mas cuidado, assim que os níveis de prolactinabaixam, pode haver ovulação e se a mulher fizer sexo sem cuidado, pode engravidar mesmo amamentando.
Problemas uterinos – Má formação do útero, entre outros, podem influenciar na menstruação. Como digo e repito, qualquer alteração menstrual procure um ginecologista.
Esses são basicamente todos os problemas mais comuns que influenciam o ciclo menstrual. Antes de ficar ansiosa, veja se você não se enquadra em um deles e tente resolve-los, principalmente com um ginecologista de sua confiança. Não tome porcarias, chás, xaropes e assim por diante, porque seu problema pode ser mais facilmente resolvido com a medicação correta.

Uma opinião sobre “O que é menstruação irregular?

Deixe um comentário