Tomar pílula anticoncepcional em excesso traz riscos

Esquecer-se de tomar a pílula anticoncepcional é um ato muito comum entre as mulheres. Mas isso não pode se tornar rotina. É preciso seguir à risca as indicações da pílula anticoncepcional e de um médico especialista para que o medicamento seja, de fato, eficaz e não traga efeitos colaterais.

Renata Zito, ginecologista especializada em reprodução humana e cirurgia endoscópica, conta que a pílula anticoncepcional age no organismo feminino inibindo os hormônios e, consequentemente, a ovulação. “A pílula determina uma mudança na camada interna do útero, o endométrio, que impede a implantação do embrião. Também altera a movimentação do óvulo nas trompas e o muco vaginal, comprometendo a passagem dos espermatozoides nas paredes vaginais”, explica.

Quando a mulher se esquece de tomar a pílula no dia e horário determinados e acaba ingerindo mais de uma unidade, ela afeta totalmente o ciclo e a eficácia do tratamento. “Além disso, ela pode sentir os efeitos colaterais indesejáveis, como dores de estômago, e o pior, perder o  efeito do tratamento e até engravidar”, conta.

Fique atenta ao que deve ser feito caso não se lembre de tomar a pílula. Renata recomenda que “se o esquecimento for de até 12 horas do horário determinado, a mulher deve tomar a pílula assim que se lembrar e ingerir novamente no horário que estava habituada. Se for superior a 12 horas, o ideal é cancelar o  tratamento deste ciclo e, assim que menstruar, iniciar uma nova cartela”. Também não se deve tomar a pílula anticoncepcional em jejum. Renata diz que “se assim for ingerida, algumas mulheres podem sentir uma intolerância gástrica”.
É por isso que as orientações de um especialista são fundamentais. “Qualquer método anticoncepcional é individual. Cada paciente se adapta melhor a um deles”, diz.  Se não forem seguidas as indicações, a pílula pode deixar de ser um método seguro.
IMPORTANTE.
  • Sempre procure um médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e prescrever medicamentos.
  • As informações aqui disponibilizadas são de caráter exclusivamente informativo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s